Whatsapp (44) 99909-4093 contato@psicologaveronicadieguez.com.br
Pupils Friends Teasing A Pupil Alone In Elementary School

Bullying

 

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Outros termos utilizados para o Bullying são assediar, intimidar, judiar,ameaçar, implicar, mexer com, tocar, incomodar, produzir apreensão, zombar, entre outros.

Bullying é um problema mundial, sendo que a agressão física ou moral repetitiva deixa sequelas psicológicas na pessoa atingida.

De acordo com a UNICEF, uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e os 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente.

O assédio existe em vários locais:  trabalho, vizinhança, política ,militar sendo o principal a escola.

A prática do Bullying tem um grande poder de destruir a autoestima da vítima, pois esta precisa permanecer no ambiente escolar e enfrentar todos os dias as humilhações diante de todos os colegas.

Em 20 por cento dos casos, o praticante de bullying também é vítima. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.

Como a maior parte dos alunos não denuncia e alguns adultos negligenciam sua importância, a sensação de impunidade favorece a perpetuação do comportamento agressivo.

Bullying, é um termo frequentemente usado para descrever uma forma de assédio executado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais “fraco”.

O assédio escolar pode ser:

  1. o comportamento é agressivo e negativo;
  2. o comportamento é executado repetidamente;
  3. o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

A melhor forma de combater o Bullying é a conscientização, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem essas agressões e procurar maneiras de prevenir. O combate ao Bullying é diário na vida das pessoas.