Whatsapp (44) 99909-4093 contato@psicologaveronicadieguez.com.br
Boy 69723

Os filhos são o reflexo dos pais?

Vocês já ouviram essas frases: “Tal mãe, tal filha.” “Tal pai, tal filho.”?
Pois bem, no fundo elas tem um pouco de verdade.
Não nos esquecendo de que cada um de nós tem sua própria personalidade, inclusive nossos filhos.
A questão é que nós enquanto mãe ou pai, somos os modelos para nossos filhos, eles observam nossos comportamentos o tempo todo.

Mesmo quando falamos para que não faça tal coisa, lá estão eles fazendo exatamente o contrário. Por que será? Será que estamos realmente dando o exemplo daquilo que gostaríamos de passar para nossos filhos?


De nada adianta falarmos uma coisa e fazermos outra, pois o nosso comportamento diz tudo, e os filhos observam, imitam, pegam como exemplo, como modelo…

 

os-filhos-sao-reflexo

Então o que fazer?


O que a gente diz, tem que vir acompanhado de comportamento e isso não é só uma vez, é o tempo todo.

Aprendizado se faz no dia a dia, na convivência: demonstração de carinho, de responsabilidade, de respeito, de bondade, compreensão, fraternidade, amor e outras tantas virtudes que gostaríamos que nossos filhos tenham precisam ser cultivadas e demonstradas.


Um outro ponto importante é elogiarmos as virtudes de outras pessoas e inclusive elogiar os filhos quando esses demonstram tais atitudes.


Dessa maneira estamos ajudando a preparar nossos filhos para a vida como pessoas emocionalmente mais equilibradas e felizes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *