O que é Psicoterapia?

Psicoterapia é um tratamento psicológico realizado por um psicólogo devidamente regulamentado e credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia e que atende ao Código de Ética Profissional.

A psicoterapia é realizada em consultório (Clínica Psicológica), em sessões (encontros) semanais com duração de 50 minutos, com sigilo e ética.

Psicoterapia é um instrumento de desenvolvimento humano que serve tanto para quem precisa sair de uma situação negativa e se recuperar, quanto para quem busca uma vida mais realizada e completa.
Não é preciso estar mal para se procurar um processo psicoterápico.

Na primeira sessão você irá fazer uma anamnese, isto é, irá dizer ao psicólogo porque você foi procurá-lo, quais são suas queixas (problemas), desde quando começaram,o que você pensa sobre isso, o que você fez para tentar melhorar, se já fez algum tipo de tratamento, responderá a algumas perguntas que o psicólogo fará para que ele possa analisar o seu problema.

Na primeira sessão,você combinará com o psicólogo como será feita sua psicoterapia, data, horário e frequência das sessões, que geralmente são semanais, porém há casos em que são necessárias 2 sessões ou mais por semana no início do tratamento, depende da gravidade do caso.

Na psicoterapia você poderá falar sobre o que te aflige, seus sentimentos, comportamentos, seus medos e receios, tudo o que está te incomodando e impedindo que você sinta-se feliz.

Todas as pessoas tem o direito de ser feliz, de ter paz em seu dia a dia; porém a vida oferece os momentos felizes e também aflições, dificuldades, problemas que nem sempre sabemos como resolver da melhor maneira possível. Afinal de contas a vida não vem com manual de instruções não é? Muitas vezes as pessoas tentam resolver suas dificuldades, pensando estarem acertando, mas nem sempre o resultado é satisfatório.

Algumas pessoas sofrem durante muitos anos com problemas que se tratados em psicoterapia poderiam ser mais felizes e evitar outros possíveis problemas.

O psicólogo é um profissional que estudou durante 5 anos uma Faculdade de Psicologia e se especializou em diversas áreas de atuação e que está em frequente atualização.

O psicólogo irá analisar sua queixa,e junto com você traçar estratégias utilizando métodos e técnicas próprios de sua abordagem de Terapia, que no caso é a Análise do Comportamento e Cognitivo Comportamental. Muitas vezes o psicólogo irá passar tarefas para casa, isto é, orientá-lo como você deve fazer durante a semana, antes de vir para a próxima semana.

Marque sua consulta aqui.Agenda