Como a criança se sente quanto há separação e ela tem dúvidas de onde e com quem irá morar.
É delicado!!!
Quando as pessoas se casam obviamente não pensam em separação, mas isso pode acontecer. E se isso ocorrer é preciso cuidar dos filhos.
É necessário conversar e esclarecer as coisas com as crianças, para que elas sintam-se seguras das decisões dos pais, para que os pensamentos ruins e assustadores de que não serão mais felizes longe do pai ou da mãe vão embora.
Geralmente quando os pais se separam, eles conversam sobre como vai ser a vida das crianças, e normalmente eles prezam para que a criança tenha pai e mãe presentes frequentemente em sua vida.
Quando os pais se separam os filhos tem preocupações com a situação. Se estão com o pai, preocupam-se com a mãe, se ela está bem e vice-versa.
Esse acordo é feito pelos adultos, talvez a criança durma mais vezes na casa da mãe, mas o pai busque todo dia na escola, talvez haja revezamento na guarda compartilhada, talvez metade da semana ela durma na casa da mãe e metade na casa dos pais, talvez a rotina mude apenas aos finais de semana. É necessário estabelecer uma rotina com mais tranquilidade.
Os pais fizeram acordo sobre isso, mas a criança geralmente não tem essa informação. Ela precisa saber que a forma como as coisas estão funcionando a partir daquele momento em que existem duas casa e de que pai e mãe sempre vão conversar para ver qual o melhor jeito de estarem perto de seu filho.
Quando a criança ouve que os pais decidiram juntos, ela sente-se mais tranquila em poder desfrutar da companhia seja do pai ou da mãe e para estar na casa de um ou na casa do outro.
Como esses acordos serão feitos, depende de cada família, de cada criança, depende de cada caso, mas é importante sempre ver o que fica melhor para todos, levando em conta os sentimentos da criança.
Conversar com o filho de que o acordo foi feito pelo pai e pela mãe para que todos fiquem com a criança e que todos ficarão bem, deixa a criança mais leve, sem peso e preocupação.
É importante que a vida da criança seja cuidada nesse momento delicado e que a rotina que foi proposta a respeito da presença dos pais venha acompanhada de muito amor para que ela possa se desenvolver com tranquilidade.
Deixe um comentário